Aspectos maiores - Semiquadratura / Sesquiquadratura

06-09-2011 00:04

Aspectos maiores - Semiquadratura / Sesquiquadratura

 

 
45° semiquadratura (360° dividido em 8 partes)

Esforço para adequar-se a dois objetivos diferentes ou ruptura/desistência. Surgem situações ou personagens que desafiam. Pode se manifestar de forma ativa tanto quanto uma quadratura. A semiquadratura é a metade de uma quadratura (90 : 2 = 45°) e ocorre em signos e casas que podem ser compatíveis ou incompatíveis. Então pode-se prever que causará danos dependendo de sua combinação.

No mapa natal é um aspecto tenso que exige atitude, definição e enfrentar desafios. As energias dos planetas tem dificuldade de se misturar e tendem a agir independentemente exigindo conciliação que gere um estágio mais amplo. Ela é mais forte quando os planetas estão em signos contíguos ou quando as naturezas dos planetas são incompatíveis. Sugere esforço para integrar e harmonizar. Provoca crescimento pessoal ou crises de consistência, de falta de segurança e realização, tensão, surgem personagens que desafiam, inimigos. Circunstâncias que exigem criatividade e atitudes. Nos transitos indicam decisões e ações decisivas, separações, compromisso de seguir um caminho, fazer apostas no futuro, investimento de energia com vistas a objetivos de longo prazo.
 

  • No aspecto separativo ou minguante, a semiquadratura (45°), quando um planeta está se separando de outro, é análoga ao 15° de aquário: você precisa ir contra uma idéia ou corrente porque sabe que você está certo. Tem que defender uma posição.
  • A semiquadratura (45°) crescente ou aplicativa, ou seja, dois planetas se aproximando, é análoga a 15º de touro. Nela, você quer ir em frente, adquirir valores novos, mas algo muito forte dentro de você tenta lhe puxar para trás. Você se propõe a algo que será bom para você, mas algo desvia seu caminho. Sempre existe algo que vai te impelir a quebrar promessas ou impedir que você tome novas iniciativas.

A semiquadratura é um aspecto de exteriorização, de ação tendo em vista a realização de algo, é integração ou ruptura. Muitas semiquadraturas num mapa natal capacitam a pessoa a disseminar, propagar, sair de si para alcançar um maior preenchimento pessoal, embora sofrendo crises e tensões, ou então assumindo uma atitude oposta, tende a omitir-se. Pode ter também uma conotação de casa 6, influindo nas atitudes face ao trabalho ou na saúde, enfraquecendo-a, trazendo medos inconscientes, conflitos, forçando-o sair da rotina.
 


135° Sesquiquadratura
Soma da quadratura 90° + semiquadratura 45°

Reavaliação ou esforço para adequar-se - A sesquiquadratura é uma quadratura e meia (90° + 45°). A semiquadratura (45º) e a sesquiquadratura (135º) são aspectos que causam irritabilidade, embora atuem de forma magnética, estimulando à ação. Por vezes a ação da semiquadratura dá-se apenas no plano mental, enquanto que na sesquiquadratura o impulso é maior.

A interpretação dos aspectos menores tem sido omitida. Somente a astrologia moderna tem-se dedicado aos processos de evolução, por isso só recentemente se tem vindo a estudar esses aspectos. A quadratura representa a vitória sobre a inércia, a pessoa é compelida a materializar uma atitude, é a concreta realidade. É a potencialidade da ação, como pode ser a paralisação.

A sesquiquadratura é um aspecto tenso, dissonante., desafiante (orbe 2º) em um mapa natal. Pode ser interpretado como a semiquadratura, momento de crise que exige atitude, possível recaída, dúvida, vacilação. Nos trânsitos significa ajustes, reavaliação, aparecimento dos primeiros resultados, fatos recém-surgidos, o empurrão final, tornar as coisas irreversíveis, desafios à realidade. Obtenção dos primeiros resultados, pessoas conjunturais no desenlace, definições.

  • Na sesquiquadratura (135°) minguante ou separativa, ou seja, dois planetas se distanciando, análoga a 15º de escorpião, a vida pede que você se aprofunde, transforme, para que não haja a necessidade de ocorrer uma perda. Ou seja, ou você muda ou você muda.
  • Na sesquiquadratura (135°) crescente ou aplicativa, ou seja, dois planetas se aproximando, é análoga a 15º de leão, você tem que provar que é capaz. É hora de mostrar seu talento e habilidade, tem que mostrar que é capaz.


ASPECTOS DE SEMIQUADRATURA / SESQUIQUADRATURA

  • Sol/Lua: luta para encontrar a si mesmo, inquieto, dinâmico, desconfortável, insatisfeito com as circunstancias, vê a vida como um desafio, necessita sempre de novos desafios
  • Sol/ Mercurio: constante busca de auto compreensão; enigmático sobre a própria natureza, busca de métodos de auto-expressão, expressa opiniões de modo assertivo, de modo a abranger incerteza.
  • Sol/Vênus: consciente da falta de auto-amor, se esforça para corrigir esta situação, precisando de ser tranquilizado pela apreço, admiração e amor de outras pessoas, usa de charme para atrair outras pessoas; juízos sobre outras pessoas, «mantendo-se a si mesmo"; finge na presença de quem não gosta.
  • Sol / Marte: luta para demonstrar ao mundo a sua energia; luta para dobrar a vontade de outros, para um, esforça por ser másculo e viril, tendência para o exibicionismo,
  • Sol / Jupiter: luta para superar os problemas e dificuldades no caminho da auto-desenvolvimento; luta para se libertar das restrições, a crescer a um seu pleno potencial; luta para desenvolver-se como um líder dos homens - um aspecto comum entre os políticos.
  • Sol / Saturno: visa a introduzir o controle e a auto-disciplina em uma área da vida; luta para ser realista em uma auto-expectativa e para purgar-se do vão da ambição, tem uma tendência a optar por sair de coisas que trazem prazer e lutar por coisas que trazem dor ou sofrimento; é extremamente desconfiado de outras pessoas.
  • Sol / Urano: tenta estabelecer-se como uma personalidade original; rejeita mediocridade em todas as formas; esforça para chocar e de perturbar outras pessoas fora de complacência. Um aspecto comum entre os ditadores e os excêntricos de todos os tipos.
  • Sol / Netuno: tenta perder a individualidade e para enfatizar identidade partilhada com grupos maiores de pessoas ou com toda a humanidade; esforça para cuidar de outras pessoas e de sentir que os próprios problemas são deles.
  • Sol / Plutão: tenta ser implacável consigo mesmo; jamais recusa a descansar depois de uma vitória; uma vez que um sempre acha que uma unidade deve-se ainda mais, ter uma abordagem séria e sombria para a vida.
  • Sol /ângulos: esforço para o auto-envolvimento; esforço para ser mais envolvido no que está fazendo.
  • Lua / mercúrio: esforço de articular e comunicar sentimentos e percepções; esforço perceber a sensação de um ambiente; busca uma linguagem para expressar o que sente
  • Lua / vénus: esforço para encontrar beleza (amor, ternura, graça) em um mundo que parece não ter essas coisas; se esforça para responder esteticamente; esforço para desenvolver o lado feminino de sua natureza e para atrair amor e apreço.
  • Lua / marte: esforço para superar a inércia e para despertar a ação de outros; esforço para encontrar medidas que expressam um sentimento; esforço para responder a eventos dinamicamente e agressivamente; esforço para mudar o ambiente pela força.
  • Lua / júpiter: esforço para responder às pessoas e aos acontecimentos de forma aberta, impressionante, forma desinibida; esforço para superar o aparente ambiente, e para investi-lo com o sentido de grandeza; esforço para tirar o maior partido de uma oportunidades; esforço para libertar o mundo de contenção.
  • Lua / saturno: esforço para responder aos eventos de uma forma controlada e disciplinada; esforço para limitar a liberdade de resposta, e para seguir o caminho do dever.
  • Lua / urano: esforço para responder a eventos definidos e constantes; esforço para superar a apatia e confusão do ambiente e dar-lhe clareza e emoção; esforço para dar um carimbo da personalidade sobre o ambiente.
  • Lua / netuno: esforço para responder a eventos idealistas; esforço para transcender seus próprios limites, para se aproximar de outras pessoas e para se sentir uma parte de um do meio ambiente.
  • Lua / plutão: esforço para responder a eventos impiedosos, auto-punição, esforço para buscar profundamente suas emoções
  • Lua / ângulos: esforço para ser mais responsivo ao ambiente e às outras pessoas; esforço para responder às necessidades do momento.
  • Mercúrio / vénus: esforço para se comunicar de forma encantadora e persuasiva; esforço para ligar pensamento e sentimento e para conseguir beleza de pensamento racional e valores.
  • Mercúrio / marte: luta para conseguir manter o pensamento e determinação; esforço para ligar o pensamento à ação; para pensar positivamente e agir racionalmente; esforço para ter a coragem de decidir e avaliar
  • Mercúrio / júpiter: luta para conseguir liberdade mental e de crescimento; esforço para libertar a mente de pensamento e padrões restritivos; esforço para comunicar de uma forma impressionante e moralizante; querer ser admirado pela sua inteligência ou eloqüência
  • Mercúrio / saturno: luta para adquirir disciplina mental; esforço para canalizar a mente e para amarrá-lo dentro de padrões de pensamento restritivas; esforço para dirigir a mente para níveis práticos e para comunicar eficazmente a nível prático; quer ser admirado pelo bom senso e realismo.
  • Mercúrio / urano: luta para conseguir clareza mental e originalidade; esforço para comunicar de forma original e estimulante; surpreende pela maneira de demonstrar sua individualidade
  • Mercúrio / netuno: luta mental para fechar a lacuna entre si e outras pessoas e para se comunicar de forma significativa; esforço de pensar e dizer coisas de significado universal; querer ser admirado por uma capacidade da imaginação epara pensar; luta para se tornar um profeta.
  • Mercúrio / plutão: luta para prosseguir com os seus pensamentos e uma derradeira conclusão lógica; esforço para se comunicar com determinação e veemência; esforço mental para superar flacidez e inconsistência, e para ser admirado pelo poder do intelecto; luta para revelar tudo sobre si mesmo.
  • Mercúrio / ângulos: esforço para ser mais racional e razoável, comunicativo.
  • Venus / marte: luta para unir o masculino e o feminino; luta para exprimir um dos valores vigorosamente; luta para encontrar um curso de ação que é verdade para seus valores; luta para ser amado pela sua força, dinamismo, a busca de beleza em ação, em uma mulher, o esforço a ser forte sem perder feminilidade; o esforço para ser atraente e amoroso, sem perder a masculinidade.
  • Venus / júpiter: luta para o amor livre, quer ser amado grandemente; abertura de espírito ou imprevisível grandeza; esforça para atrair outras por grande e impressionante comportamento; sublimado visando a busca de amor, esforço para libertar a mente das restritivas sistemas de valores e padrões restritivos de gozo, a busca de uma beleza sublime.
  • Venus / Saturno: luta para amar direito; esforça para atrair outros através de um auto-controle, fidelidade, consciência e devoção ao dever; tenta ser realista na busca de amor e para alcançar expectativas; esforço para ser realista e prática nos sistemas de valor, a busca por beleza em terra-a-terra.
  • Venus / urano: luta para amar com originalidade; esforça para atrair outros por uma unicidade, vivacidade e imprevisibilidade; esforça para repelir aqueles que não aceitam estas qualidades; esforça para a aventura do amor, e não para convencionais e sistemas de valores acentuadamente-definidos; tende a abandonar quando as expectativas não são atingidas, busca de emocionante beleza.
  • Venus / netuno: luta para amar toda a humanidade; esforça para atrair outros, através da sensibilidade e de tomada de consciência da condição humana; quer ser amada como um símbolo de algo maior que si mesmo; luta por amor desinteressado, a pesquisa de sistemas de valor universal que engloba a beleza.
  • Venus / plutão: tenta amor por dedicação; esforça para atrair outros, através de uma determinação implacável e simples de espírito, buscando um feroz e devorador amor, a busca de auto-negação implacável e sistemas de valores
  • Venus / ângulos: esforço para agir em conformidade com um dos valores e para ser mais atraente (ou seja, se comportar assim como para agradar outras pessoas).
  • Marte / júpiter: luta para livre e desinibida ação, bem como a livre expressão de seu físico e não reprimindo a sexualidade; esforça para libertar do comportamento de regras e restrições, e para tomar decisões que irão conduzir a crescimento e desenvolvimento pessoal.
  • Marte / saturno: luta por um código de conduta que irá reger uma de ações e um limite da liberdade física e sexual, o esforço para agir de uma forma controlada e disciplinada, a fim de alcançar os objetivos estabelecidos para baixo; esforça-se por um dever;
  • Marte / urano: luta para agir originalmente; de forma dramática e magnética, e de formas que são completamente expressiva da própria individualidade; esforça no sentido físico e sexual de aventura; esforça para libertar um comportamento por parte da rotina monótona e ser livre para agir imprevisivelmente sobre o impulso do momento.
  • Marte / netuno: tenta encontrar um objetivo idealista para as ações ; lutando para fugir da vida quotidiana, e de sentir que um serviço é uma causa; quer ser temido como um símbolo de algo maior que si próprio.
  • Marte / plutão: luta fisicamente por algo acima de seus limites; esforça para trabalhar incansavelmente para alcançar metas; esforça para superar apatia e inércia.
  • Marte / ângulos: esforço para ser mais forte, enérgica e dinâmicamente, decisivo.
  • Júpiter / saturno: tenta resolver um dilema entre disciplina e liberdade; esforça para um tipo de liberdade que está contido dentro de limites, ou reconhece as suas limitações.
  • Júpiter / urano: tenta resolver um dilema entre a liberdade e a originalidade (isto é, tem receio de que a liberdade interfira e cause separatividade e singularidade, ou que, por uma definição da originalidade, pode perder uma liberdade e não ser capaz de crescer; esforça para um tipo de liberdade idiossincrásica, esforçando-se por um aumento da receptividade às novas idéias.
  • Júpiter / netuno: tenta resolver um dilema entre a liberdade e a conexão (ou seja, o receio de que, por uma aproximação com outros pode perder sua liberdade, ou que por escolher o caminho do crescimento pessoal pode isolar-se dos outros; esforça para um ideal de liberdade.
  • Júpiter / plutão: tenta resolver um dilema entre a liberdade e abertura de espírito e única (ou seja, o receio de que a escolha pela liberdade e abertura de espírito, possa perder a capacidade de alcançar metas por honesta dedicação, ou vice-versa); sentido do reforço da incessante busca de crescimento e de liberdade.
  • Júpiter / ângulos: esforço para ser mais otimista, alegre, a assunção de riscos, trabalhar no sentido de liberdade e crescimento.
  • Saturno / úrano: tenta resolver um dilema entre a disciplina e a independência, ou entre o direito e fazer algo por conta própria; esforça no sentido de uma disciplinada originalidade ou uma auto-imposta disciplina.
  • Saturno / netuno: tenta resolver um dilema entre disciplina e as conexões (ou seja, o receio de que por outros preocuparem pode perder de vista seu destino, ou que, ao fazer um dever pode perder de vista as necessidades dos outros); esforça para altruísmo disciplinado e serviço para as necessidades dos outros.
  • Saturno / plutão: tenta resolver um dilema entre o dever e o que deseja (ou seja, entre fazer um dever em conformidade com outros, bem como o exercício de suas próprias metas; esforça no sentido de uma única disciplina de espírito.
  • Saturno / ângulos: esforço para ser mais responsável, controlado, realista e obedecer normas e leis.
  • Urano / netuno: tenta resolver um dilema entre a auto-complacencia e altruísmo, ou entre separatividade e conexões; esforça para servir as necessidades dos outros de uma forma individualista,
  • Urano / plutão: tenta resolver um dilema entre a originalidade e simplicidade de espírito, ou entre o desejo de ser imprevisível e do desejo de ser coerente, buscando formas de estabelecer implacável singularidade ou originais formas de atingir metas.
  • Urano / ângulos: esforço para ser mais original, espontâneo, de ter uma verdadeira natureza, não convencional.
  • Netuno / plutão: tenta resolver um dilema entre a ligação e a dedicação (ou seja, o receio de que a simpatia de outros possa desviar o caminho de um, busca implacável formas de alcançar metas.
  • Netuno / ângulos: esforço para ser mais generoso, atencioso, simpático, idealista.
  • Plutão / ângulos: esforço para ser mais consistente, poderoso, com um só objetivo, inconciliável.
Noticias,Fotos e Imagens