Notas de Lazer 10

 

 
 

Para proteger as suas partes sensíveis quando trabalha com o computador nos joelhos, pode encomendar pela Net um protector onde assentá-lo. Além de protegê-lo, o LapDesk permite um apoio mais ergonómico para os pulsos. Vem equipado com uma almofada para o rato retráctil. É leve e fácil de arrumar na pasta do seu portátil.

 

 
 

«A actividade fisiológica das árvores quase parou e portanto elas sofrem muito menos com o choque da transplantação.» Isto aplica-se a praticamente todas as árvores que perderam as folhas.

* As que forem sensíveis à geada, como a buganvília, os citrinos e outras, devem ser protegidas com uma cobertura, que pode ser feita com uma rede de jardinagem ou rama de árvores (por exemplo, folhas de palmeira) assente em quatro paus tratados.

* Use a terra mais correcta: geralmente, as árvores gostam de «terras francas» (entre a areia e o barro), fáceis de trabalhar.

* No próprio dia da plantação, deve regar abundantemente a árvore, de forma que a terra adira às raízes, evitando que estas fiquem em contacto com o ar.

* Se comprou plantas envasadas, a raiz pode estar enrolada, o que a levará a crescer em hélice e auto-estrangular-se, matando a árvore. Deve por isso dar uns golpes nas raízes, cortando-as, de forma a crescerem saudáveis. Quando chegar novamente a Primavera, verá a sua árvore crescer e desabrochar.

 

 
 

A estimulação mental que pode ser conseguida por jogos como as palavras cruzadas ou o Sudoku, bem como a aprendizagem contínua, podem rejuvenescer e manter em forma o cérebro, disse o Prof. lan Robertson, deão do Instituto de Neurociências do Trinity College de Dublin durante um festival de ciência que decorreu no passado mês de Setembro na capital irlandesa.
Num estudo recente de cerca de 3000 pessoas com idades entre os 65 e os 94 anos, aquelas a quem foram dadas 10 horas de treino de memória, resolução de problemas e tarefas que envolviam tomadas de decisão ao longo de várias semanas revelaram melhorias acentuadas e duradouras nas suas capacidades cognitivas.
Sessões de treino realizadas um ano depois resultaram em novas melhorias nas funções mentais que persistiram durante mais de um ano.

 


 
 

Anualmente, este Museu recebe uns 30 000 visitantes. Ali pode ver o Fiat G91, muito usado pela nossa Força Aérea entre 1966 e 1993 (chegou a ter 74 aparelhos deste tipo). Mas há mais uma vintena de aeronaves, motores, hélices, equipamentos de voo, painéis de instrumentos, simuladores, armamento aéreo desde a I Guerra Mundial... O museu expõe ainda cerca de 600 modelos de avião à escala 1/72 e inúmeros objectos dos pioneiros da aviação portuguesa. Há até uma miniatura da bandeira nacional levada à Lua em 1972 pela Apollo 16 (sabia desta?) e uma réplica em escala real do primeiro satélite português, POSAT-L, lançado para o espaço em 26 de Setembro de 1993.

Museu do Ar
Alverca, junto à estação da CP, na área adjacente à OGMA.
Tel.: 219 582 782

 

 
 

Facilite
Quem o encontrar poderá localizar-vos se o animal tiver uma placa ou coleira com um endereço ou telefone. Se ele foge muito, talvez valha a pena implantar-lhe um microchip.

Onde procurar
Gatos assustados tendem a esconder-se. Procure debaixo dos carros, nos canos de drenagem e nos telhados.

Afixe cartazes
Estes devem incluir uma foto grande a cores e as palavras «oferece-se recompensa». Mesmo que só ofereça alguns euros, mencioná-lo ajuda. Escreva também «perdeu-se gato» ou «perdeu-se cão» e junte o seu número de teLefone. Afixe os cartazes em postes num raio de 3 a 5 quarteirões para gatos e 6 ou 7 km para cães à altura dos olhos das pessoas.

Telefone
Ligue para os canis e gatis. O seu bicho pode ter ido lá parar.




 
 

As salas de conversação (chat) e os programas de mensagens instantâneas (instant messaging) tornaram-se um meio de comunicação muito apreciado por crianças. Comunicam usando novas expressões e abrem viaturas. Por exemplo, MOTOS não se refere a veículos motorizados de duas rodas, mas a «elementos do sexo oposto» (Members Of The Opposite Sex) e POS quer dizer «Pais por perto» (Parent Over Shoulder).
As crianças dominam desde cedo estas tecnologias e estarão sempre um clique à nossa frente, mas do outro lado podem estar pessoas mal-intencionadas. É importante que pais e educadores estejam atentos e participem nas suas actividades online.

Conheça os «amigos online» dos seus filhos da mesma forma que conhece os outros. Faça-os entender que não devem enviar fotografias deles próprios para pessoas que conheceram em salas de chat.

Diga às crianças para nunca fornecerem informações pessoais, tais como morada, telefone, nome da escola que frequentam. Diga-lhes que, se receberem alguma mensagem imprópria numa sala de chat, devem abandoná-la imediatamente e comunicar-lhe o sucedido.

Insista para que só utilizem salas de chat geridas por moderadores: estes são responsáveis pela triagem das mensagens, eliminando as que consideram inadequadas.




Relacionados

Biscoitos, barras de cereais e maçãs são boas sugestões. A raiz de gengibre fresca evita o enjoo: corte umas lascas finas, guarde-as num saco de plástico e não se esqueça de uma garrafa térmica com água quente para preparar a infusão. Como alternativa, leve algumas bolachas de gengibre (preparadas com pedaços de gengibre) para ir comendo.

Petiscar para entreter.
As crianças entretêm-se petiscando. Evite alimentos salgados, como batatas fritas ou aperitivos de pacote, que, além de não serem nutritivos, fazem muita sede. Para distrair as crianças durante uma viagem muito longa, opte por uvas ou passas, que as alimentam até poderem comer uma refeição principal.

 

Matar a sede.
Para prevenir a desidratação durante uma viagem, é essencial ter líquidos sempre à mão. Leve consigo garrafas de água sem gás ou sumos de fruta e evite as bebidas açucaradas ou gasosas. Em viagens longas de avião, não abuse das bebidas alcoólicas a fim de prevenir a desidratação e a fadiga à chegada e evitar que a ressaca se junte aos já desagradáveis efeitos do jet lag. Para evitar este último, beba água a intervalos regulares durante o vôo.